Troca de airbag no BMW i3

18/02/2019

"Proprietária de um BMW I3, ano 2014/2015, comprado zero km na concessionária da marca de Belo Horizonte, fui há algumas semanas surpreendida por um aviso no painel indicando problemas de “sistema de retenção do condutor”, orientando procurar a assistência técnica autorizada.

Assim o fiz, recebendo como diagnóstico falha no sistema no airbag e necessidade de troca do equipamento. Ressalto que o veículo, agora com 33 mil quilômetros rodados, tem menos de três anos de uso. Sou a única condutora do veículo, utilizando-o basicamente na região de Belo Horizonte, onde moro.

Fiquei surpresa ao ser informada que o custo da troca da peça defeituosa seria de minha total responsabilidade, uma vez que o componente apresenta um visível “defeito de fabricação”, que por isso deveria ser de responsabilidade do fabricante, quiçá uma ação de recall. O preço do componente que me foi apresentado é de mais de R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Esclareço que fui atendida de maneira profissional e atenciosa pela equipe da concessionária BMW Euroville de Belo Horizonte, que informou que não iria cobrar o serviço de mão de obra para a troca do airbag defeituoso.

Indignada com a situação procurei o SAC da BMW, que informou que “por mera liberalidade a BMW contemplou a cortesia no valor de 30% da peça”.

Escolhi o BMW I3 como meu carro do dia a dia, tendo por base a fama de qualidade de segurança que os automóveis dessa marca alemã oferecem e por acreditar na motorização elétrica como o futuro da mobilidade. Meu carro anterior era um Mini, também BMW.

Adianto que me recuso a pagar essa despesa por achar ultrajante que um defeito dessa natureza, que envolve a segurança dos passageiros, ocorra com um veículo caro, pouco rodado, praticamente novo, de uma marca alemã Premium como a BMW.

Sabedora de seu protagonismo como jornalista automotivo e incansável defensor dos direitos do consumidor, muito agradeceria a publicação dessa carta para bem informar a seus leitores.

Cristina Alves"

A seguir resposta da BMW à nossa redação:

“Sobre a mensagem enviada pela leitora Cristina Maria Ramos Alves, proprietária de um BMW i3, o BMW Group Brasil tem a declarar que: "a concessionária de relacionamento da cliente já entrou em contato com ela para agendar o serviço sem qualquer custo."

A leitora confirmou à nossa reportagem que foi contatada pela BMW para que levasse o carro à concessionária, onde a substituição do airbag será realizada, sem qualquer custo.

 

Da redação