Visão e direção

13/04/2017

O empresário Bernardo Diniz, de Belo Horizonte, sentia-se muito incomodado ao dirigir à noite. Os reflexos dos faróis de outros carros e da iluminação pública tornavam sua direção insegura. Como não podia nem queria deixar de dirigir à noite Diniz conta que decidiu fazer uma pesquisa na internet sobre o tema. Foi quando em suas buscas no google encontrou a lente da DriveSafe da Zeiss e, há cinco meses, decidiu experimentar a novidade. Com receita do oftalmologista em mãos foi até o representante oficial da Zeiss em Belo Horizonte e encomendou novos óculos com a nova lente. Desde então, relata Diniz, os reflexos noturnos que tanto o incomodavam tornaram-se inofensivos. E não apenas isso, acrescenta. “Antes eu não conseguia usar meus óculos o tempo todo. Me incomodavam, ficava com os olhos irritados e a visão cansada, e eu ficava naquele tira e põe incessante. Com essa lente, além do meu principal objetivo de ter segurança e conforto na direção noturna, uso meus óculos o dia inteiro em todas as atividades, seja leitura, computador, ver televisão, no cinema, reuniões, etc.”

 

Quando anoitece uma das funções da lente DriveSafe é reduzir o brilho das luzes e faróis contrários, tornando o ato de dirigir nesses horários menos estressante e mais seguroEvitar acidentes e aumentar a segurança no trânsito é talvez o maior desafio de todos os setores envolvidos com a mobilidade no mundo. Essa responsabilidade recai com força sobre a indústria automobilística, que cumpre seu papel de desenvolver soluções e tecnologias para aumentar os níveis de segurança dos veículos. Mas os construtores de automóveis não são os únicos responsáveis pela segurança no trânsito. O setor público investe, ou deveria investir, na criação de soluções de infraestrutura capazes de otimizar a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Os fabricantes de aparelhos de telefonia móvel, em parceria com os fabricantes de carros, têm também feito esforços em busca de soluções que permitam sua utilização por quem dirige de forma a não desviar a atenção do motorista da estrada.

E agora, pensando na atenção e rapidez de reflexos e visibilidade de quem dirige um carro, o grupo alemão Zeiss, com ampla experiência nos desenvolvimentos de lentes e soluções ópticas, muito conhecido pela qualidade de suas máquinas e lentes fotográficas, apresenta a lente DriveSafe, voltada também para contribuir com a segurança no trânsito urbano e rodoviário.

Os poucos segundos que transcorrem entre tirar o olho da estrada para ver alguma informação no painel do carro (ou celular) e voltar o olhar para a estrada pode representar um acidente fatal. Outro fator de risco é a fração de tempo para que a visão volte a se readaptar e ver com nitidez, através do para-brisa do carro, o que está à frente. É esse o principal diferencial dessa lente, informa Luiz Paulo Lobato, do Zeiss Vision Center, representante autorizado da indústria alemã em Belo Horizonte. Para quem dirige e tem necessidade de óculos corretivos, as lentes DriveSafe proporcionam não apenas maior rapidez no reflexo visual como também ampliam o ângulo de visão, otimizam o foco e reduzem os reflexos de luzes, faróis e luminosidade que normalmente interferem e reduzem a visibilidade de quem está ao volante, ressalta.

Muitas pessoas ficam inseguras, desconfortáveis e estressadas quando estão dirigindo, especialmente quando a luminosidade se torna difícil, ou quando enfrentam situações de chuvas, neblina ou mesmo nas primeiras horas da manhã e quando o sol se põe, explica Munir Rage, especialista do Zeiss Vision Center. Ele conta que de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e Alemanha pelo grupo alemão, uma média de 83% de usuários de lentes corretivas dirigem automóveis. As lentes de direção segura da Zeiss eliminam também a necessidade de ter mais de um par de óculos, lembra. Para os que precisam de lente multifocal um único par com essa lente será o suficiente.

Os preços das lentes para direção segura variam, segundo Rage, de R$ 2.150 a R$ 5.950. Vai depender do grau do grau indicado pelo oftalmologista e de outras variáveis como o tipo de coating (revestimento) e do interesse ou não pela lente que escurece com o anoitecer. A Zeiss tem uma unidade industrial em Petrópolis (RJ), mas quem encomenda a lente DriveSafe terá de aguardar um pouco mais, uma vez que elas são preparadas diretamente na matriz do grupo em Oberkochen, Alemanha.

Fábio Doyle