Preparem a tomada

08/11/2018

São Paulo (SP) - Seguindo a tendência mundial, o Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público de 8 a 18 de novembro, acompanha o que foi mostrado em outras mostras internacionais neste ano em dois aspectos: confirmou a tendência de crescimento na oferta de veículos movidos a eletricidade e registrou a ausência de várias marcas (Volvo, Peugeot, Citroën, Jaguar e Land Rover).

Todos os expositores presentes, à exceção da FCA (Fiat e Jeep), indicam que enxergam o carro elétrico como um caminho sem volta. Até a semana passada o único carro 100% elétrico em oferta no Brasil era o BMW i3. Agora outros quatro modelos movidos a eletricidade entram na disputa pelas mãos da Chevrolet, Renault, Nissan e Audi.

A importação do Bolt EV, da Chevrolet, com autonomia de 350 quilômetros foi confirmada para o início de 2019 ao preço de R$ 175 mil.

Chevrolet Bolt, o elétrico GM, será vendido no Brasil a partir do início de 2019

As vendas do compacto elétrico Renault Zoe já começaram ao preço de R$ 149.990 por enquanto apenas em duas lojas, uma em Curitiba e outra em São Paulo. Modelo elétrico mais vendido na Europa o Zoe tem autonomia “real” de 300 quilômetros e, segundo a Renault, o custo do quilômetro rodado é de R$ 0,70. A Renault deve anunciou hoje parceria com a MRV Engenharia, que terá o Zoe nas garagens dos prédios que constrói para uso compartilhado dos moradores.

  Zoe, compacto elétrico da Renault, já pode ser comprado no Brasil

Outro que terá vendas iniciadas imediatamente é o Nissan Leaf, com preço a partir de R$ 178,4 mil. Sua autonomia é de 250 quilômetros, informou a montadora, e a potência é equivalente a 149 cv. As entregas ocorrerão no primeiro semestre de 2019.

 

Nissan Leaf é outro elétrico que chega ao Brasil

Já o Audi e-tron deverá chegar ao mercado brasileiro em algum momento de 2019, uma indicação que pode ser no final do próximo ano. Por isso mesmo seu preço não foi informado. Ele é o primeiro modelo de produção em série totalmente elétrico da marca. Equipado com dois motores elétricos o SUV produz 300 kW, o equivalente a 408 cv. A autonomia é de até 400 quilômetros.

 

O Audi e-tron estará a venda no Brasil até o final de 2019

No estande da Fiat o conceito de um fastback coupé assinado por Peter Fassbinder e sua equipe de Betim atrai todos os olhares de quem visita o salão. Lá a notícia animadora, ao depararmos com um exemplar do Fiat 500 em exposição, é a possibilidade de retomada das importações do modelo e também a comercialização do 500X, a versão SUV desse carro urbano, no Brasil. “Vai depender de como se comportará a economia do Brasil sob o comando do governo Bolsonaro”, disse um porta-voz da Fiat.

 

A Fiat optou por mostrar o conceito de um fastback coupé

 

Sem abandonar o tema eletrificação automotiva os superesportivos atraem os holofotes.

O melhor exemplo é o AMG ONE, superesportivo híbrido da Mercedes-Benz com produção limitado a 275 unidades e entrega prevista para o final de 2019. Todas as unidades já foram vendidas ao preço de R$ 10 milhões (2,175 milhões de euros). Tem um motor V6 a combustão e quatro elétricos. Velocidade máxima de 350 km/h. Três brasileiros estão entre os compradores, mas, por razões óbvias, manterão seus carros em suas garagens fora do Brasil.

 

AMG One, um híbrido de R$ 10 milhões, o mais caro do salão

No extremo oposto a nova geração do smart EQ ForFour elétrico como solução para a mobilidade urbana mereceu espaço especial no estande Mercedes-Benz. Só que a decisão de chegada ao mercado brasileiro ainda não foi tomada. Ele desenvolve potência de 85 cv e tem 155 km de autonomia.

 

EQ smart forfour é a proposta de mobilidade urbana da Mercedes-Benz, sem planos, ainda, para o Brasil

A General Motors mostrou a edição 2019 do Camaro, com potência de 461 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. No caminho da conectividade extrema a montadora anunciou que a partir de 2019 todos os lançamentos da marca terão internet 4G e Wi-Fi a bordo.

A participação da Ford neste salão é discreta. A marca anunciou a chegada do Fusion híbrido e plugin. Mostra o SUV Territory, que deverá ser um de seus próximos lançamentos no Brasil, situado entre o Ecosport (agora sem o estepe) e o Edge. Sua presença no salão faz parte da pesquisa de aceitação do modelo pelo consumidor brasileiro.

 

Tarok é a proposta de picape média da Volkswagen

 

Solução inédita na Tarok leva caçamba para dentro da cabine

Na Volkswagen a atração maior é a Tarok, o conceito de uma pick-up média compacta que em breve deverá ser produzida comercialmente e no Brasil irá concorrer principalmente com o Fiat Toro. Solução inédita e curiosa na Tarok é a possibilidade de aumentar o comprimento da caçamba com uma tampa de acesso à área dos bancos traseiros escamoteáveis. Em matéria de eletrificação o representante VW no salão de SP é o ID Cross, ainda em estágio de conceito.

Fábio Doyle