Kwid: esse vai dar trabalho

03/08/2017

SÃO PAULO (SP) - Chama-lo de SUV é um pouco de exagero, mas a Renault afirma que ele foi homologado como tal. Mas que o Kwid, o novo compacto da Renault, vai dar trabalho à concorrência é certo. Ele chega se destacando pela maior altura do solo da categoria (180 mm) e “ângulos de entrada (24°) e de saída (40°)”, que a Renault considera “dignos do segmento SUV”. Ele herda do DNA do Twingo (de saudosa lembrança) um ótimo espaço interno e um respeitável porta-mala (290 litros). São os maiores da categoria, ressalta o fabricante.

Como convém a um compacto, o Kwid promete ser econômico. Os números que o fabricante anuncia em trajeto misto (urbano-rodoCom a maior altura livre do solo, Kwid quer ser um SUV compacto
viário) são de 15,2 km/l com gasolina e 10,5 km/l etanol.

Segurança é talvez a principal qualidade do novo veículo. É onde se destaca dos concorrentes. É o primeiro do seu segmento a trazer de série, quatro airbags (dois frontais e dois laterais), “além de diversos outros itens de segurança e reforços estruturais”.

O design segue a nova identidade visual da marca e foi desenvolvido em parceria entre os estúdios do Renault Design Network (Brasil, França e Índia).

O perfil transmite a impressão de robustez e a sensação de o Kwid ser maior que os seus 3.680 m de comprimento. As rodas de 14” de série, os para-lamas encorpados contribuem para essa imagem.

Espaço

No interior do Kwid deverá agradar, principalmente às mulheres, a posição de dirigir elevada. Uma boa surpresa é o amplo espaço interno em se tratando de um compacto. A distância entre-eixos de 2.423 mm permite o maior espaço para os joelhos do segmento para quem senta no banco traseiro, garante o fabricante. O compartimento de bagagem, que acomoda 290 litros e é o maior da categoria, acrescenta. Com banco rebatível chega até 1.100 litros.

O bancKwid tem o maior espaço interno e porta-malas da categoria.o traseiro é equipado com três apoios de cabeça e três cintos transversais de três pontos. A visibilidade traseira, com os apoios para cabeça é prejudicada. A versão de entrada, a Life, é espartana em termos de itens de conforto: além de não ter a direção elétrica, vem também sem ar-condicionado e sem vidros elétricos.

Como conectividade é hoje aspecto essencial, a Renault oferece como item de série para a versão Intense no chamado Pack Connect, o Media Nav 2.0, a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas integrada ao painel que oferece GPS, ligações, Bluetooth e câmera de ré.

Economia

O Kwid traz o motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. O modelo também estreia a transmissão manual de cinco marchas SG1, que é mais leve e eficiente, segundo a montadora. Outra solução interessante é a corrente de distribuição no lugar da correia, que é mais resistente em relação à tradicional e reduz o custo de manutenção que, segundo a Renault é de menos de um R$ 1,00 por dia.

Economia em consumo de combustível está diretamente relacionada à relação peso/potência. Com 758 kg o Kwid é o mais leve entre os principais concorrentes e, segundo a Renault, oferece a melhor relação peso/potência, o que repercute em agilidade e rápidas resposAcabamento interno do Kwid é compatível com o segmento em que se insere.tas na aceleração. Com etanol no tanque, rende 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm.

O fabricante enfatiza que o Kwid, no uso misto, é o carro com o menor consumo de combustível do segmento. Na cidade, faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol. Na estrada, 15,6 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. E no uso misto, os números são 15,2 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol.

Para auxiliar o motorista a dirigir com economia, além do indicador de troca de marchas (GSI) no quadro de instrumentos, de série em todas em as versões, o Kwid traz um indicador de estilo de condução, também no quadro de instrumentos abaixo do velocímetro, que por meio uma barra com três cores (verde, amarelo e laranja) mostra o nível de eficiência do motorista ao volante.

Na versão Intense com o Pack Connect, existe ainda o programa Eco coaching na central multimídia Media NAV que avalia a condução por meio de pontuação e indica sugestões para uma forma de condução mais econômica.

A direção é elétrica, que além de facilitar as manobras, ajuda a reduzir o consumo e as emissões, já que exige menos o motor do que os sistemas hidráulicos. É item de série nas versões Zen e Intense. O diâmetro de giro é de 10 metros. Na versão de entrada, a Life, a direção é mecânica (será opcional a partir de novembro, informa a Renault).

Segurança

Em todas as versões, o modelo traz de série dois airbags frontais e dois laterais além de duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis, item fundamental para a segurança das crianças. Também é de série os alertas visual e sonoro, além do pré-tensionador dos cintos de segurança dianteiros. No primeiro contato de nossa reportagem com o Twid, sentimos falta do farol diurno (DRL), também ausente nos concorrentes diretos VW Up! e Fiat Mobi.

O Kwid oferece os mesmos três anos de toda a linha Renault. O modelo tem um plano de manutenção com menos de R$ 1 por dia durante três anos para a versão Life.

O Kwid chega em três versões de acabamento: Life, Zen e Intense, com preços sugeridos de R$29.990, R$35.390 e R$39.990. O Kwid deve disputar a preferência dos consumidores de carros compactos, principalmente do Fiat Mobi e Volkswagen Up!, nas versões equipadas com motor 1.0 aspirado. A tabela a seguir permite uma comparação direta entre os três:

                                                                 RENAULT KWID LIFE         VOLKSWAGEN TAKE UP!                       FIAT MOBI 1.0 FIREFLY

MOTOR                                                      1.0, 3 CILINDROS              1.0, 3 CILINDROS                                1.0, 3 CILINDROS

POTÊNCIA CV (GAS/ETANOL)                     66/70@ 5.550 rpm            75/82 @6.250 rpm                            72/6.000 rpm77cv/6.250 rpm

TORQUE (GAS/ETANOL)                             9,4/9,8 Kgfm@4.250 rpm   9,7/10,4 Kgfm@3.000 rpm                 10,4/10,9 Kgfm@ 3.250 rpm

 CILINDRADA                                              999,0 cm³                          999 cm³                                            999,0 cm³

TAXA DE COMPRESSÃO                               11,5:1                                ND                                                    13,2:1

PNEUS/RODAS                                             167/70 R14                       175/70 R14                                       175/65 R14

FREIOS DIANT/TRAS                                    ABS/DISCO/TAMBOR           ABS/DISCO/TAMBOR                         ABS,EBD, DISCO/TAMBOR

DIREÇÃO                                                    Mecânica(*)                         Elétrica                                             Elétrica

DIÂMETRO DE GIRO (M)                              10,0                                     ND                                                    9,96

CÂMBIO                                                      MANUAL 5 VELOCIDADES     MANUAL 5 VELOCIDADES                  MANUAL 5 VELOCIDADES

TANQUE COMBUSTÍVEL (LITROS)                38                                        50                                                     47

PORTA-MALAS (LITROS)                              290                                      285                                                    215

CARGA ÚTIL (KG)                                        375                                      440                                                    400

PESO (KG)                                                  758                                      922                                                    945

ENTRE-EIXOS (MM)                                     2.423                                   2.421                                                2.305

COMPRIMENTO (MM)                                   3.680                                   3.689                                                3.566

ALTURA (MM)                                               1.474                                   1.504                                                1.502

LARGURA (S RETROV) (MM)                          1.579                                   1.645                                                1.633

ALTURA LIVRE DO SOLO (MM)                      180                                      ND (**)                                             156

ÂNGULO DE ENTRADA                                   24o                                     ND                                                      ND

ÂNGULO DE SAÍDA                                        40o                                     ND                                                      ND

AC. 0 A 100 KM/H (GAS./ET.) (SEG)               15,5/14,7                            12,7/12,6                                           12,8/12,0

CONSUMO URBANO (GAS/ET) KM/L                14,9/10,3                            14,0/9,6                                             13,7/9,6

CONSUMO RODOVIÁRIO (GAS/ET) KM/L         15,6/10,8                            15,0/10,6                                          16,1/11,3

VELOCIDADE MÁXIMA (GAS/ET) KM/H             152/156                              161/164                                            161/163

AIRBAGS                                                         4                                          2                                                       2

ISOFIX                                                            2                                          2                                                       0

PREÇO SUGERIDO (R$)                                   29.990                                 37.990                                             33.700

(*) A partir de novembro versão de entrada do Kwid, a Life, terá direção elétrica oferecida como item opcional. Preço ainda não divulgado.

(**) Não divulgado pela montadora

Fonte: Fabricantes

 

(*) Viajou a convite da Renault do Brasil

 

Fábio Doyle (*)