Personalidade definida

22/06/2017

RIO DE JANEIRO (*) - A maior surpresa foi mesmo o preço. Na apresentação do Peugeot 3008, que se transformou em um verdadeiro SUV, o primeiro da marca francesa, diante da sofisticação e requinte do novo produto, todos esperavam valor acima de R$ 150 mil. A surpresa foi geral quando Antoine Gaston-Breton diretor de marketing anunciou o valor de R$ 135.990 como preço sugerido de lançamento para o novo 3008, que chega ao Brasil em uma única versão com todos os equipamentos. Não há lista de opcionais. Esse valor é inferior aos SUVs que a Peugeot considera como principais concorrentes do 3008: o Audi Q3 Attraction, Hyundai Tucson GL, Jeep Compass Limited AT, Kia Sportage EX, Volkswagen Tiguan 1.4 Turbo.

Design do 3008 agrada em todos os ângulos, com destaque na traseira.Até então com uma personalidade indefinida, que ficava entre os estilos minivan e perua, Gaston-Breton informou que o novo 3008 da Peugeot terá vendas iniciadas no Brasil em 30 de julho, assumindo de uma vez por todas o estilo SUV.

Com aparência que transmite a sensação de robustez e linhas e que faz lembrar a linhas estéticas do Land Rover Evoque, o novo design do 3008 agradou aos jornalistas que participaram do test-drive do Rio de Janeiro a Petrópolis na penúltima semana de junho. É um projeto totalmente novo em relação ao que agora sai de linha. A plataforma é nova, o interior foi redesenhado, o acabamento interno é requintado, colocando-o no mesmo nível de SUVs de marcas Premium. Em comum com a geração que agora se encerra o novo 3008 trará o mesmo e consagrado motor 1.6 THP de 165 cv.

Nova grade e capô em curva fazem a diferença do design frontal do Peugeot 3008. Agora um verdadeiro SUV, mais encorpado, a linha ascendente de cintura dá um toque esportivo, a altura em relação ao solo passou de 15 para 22 cm, o que o aproxima mais à categoria off-road e o porte aumentou.

Com a nova plataforma EMP2, ele está 8 cm mais comprido sem praticamente mudar na largura ou altura e é também 6,5 cm mais longo no entre eixos, beneficiando o espaço para pernas no interior e um porta-malas mais amplo (com 520 litros, 90 a mais que o atual).

Outra evolução é a estreia do conceito de painel do 208, mas aprimorado. O i-Cockpit define-se por um volante pequeno (e charmoso), uma instrumentação digital (tela com 12,3 polegadas diante do motorista) e um enorme monitor central, no alto do painel. Tudo voltado para o motorista, dando a impressão de que o condutor está envolvido pelo veículo, como num cockpit de carro de corrida.

A visibilidade melhorou com a parte superior do aro do volante mais plana. Essa novidade facilita a leitura do visor configurável, que pode exibir a informação clássica, desenhos dinâmicos e até projetar o mapa do navegador, como a opção do painel virtual da Audi. Só que no 3008 ele é de série.

Comparado ao Peugeot 3008 anterior, há claramente maior qualidade geral (materiais, acabamentos, equipamentos). Assim, a nova geração se coloca a meio caminho entre a oferta das marcas generalistas (VW, Hyundai) e as Premium (Audi, BMW, Mercedes).

Há que se ressaltar também a inclusão dos sistemas de segurança mais modernos e de assistência à direção: aviso de cansaço do motorista, de saída da faixa de rodagem, de controle do ponto cego, aviso de colisão com frenagem automática e controle adaptativo da velocidade de cruzeiro.

Volante de diâmetro reduzido acrescenta charme e melhora visibilidade.Nos itens de conforto, destacam-se a função de massagem nos bancos dianteiros (com cinco modos), a câmera de 360 graus e o teto panorâmico, que agora pode ser aberto.

Além do nome, a única coisa que não mudou no 3008 foi a linha de motores, como o 1.6 THP de 165 cv (só a gasolina) acoplado ao câmbio automático de seis marchas, que será a única opção disponível no Brasil. Na Europa o 3008 é também ofertado com propulsor de três cilindros 1.2 turbo de 130 cv.

Dirigir o novo 3008 no trajeto de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Petrópolis foi suficiente para entender porque é um produto do qual só se ouve elogios e conquistou 24 prêmios na Europa, incluindo o “Car Of The Year”. O conforto de rolamento é agradável mesmo sobre asfaltos irregulares e a carroceria não inclina demais nas curvas, mostrando equilíbrio na afinação da suspensão. Os passageiros atrás também viajam mais folgados, além de não terem mais o túnel no piso atrapalhando. E ainda pode se esperar uma redução de consumo, já que ele está 100 kg mais leve.

Na Europa, a versão com motor 1.6 custa 34.050 euros (o equivalente a aproximadamente R$ 127 mil), como se vê muito próximo ao valor de lançamento no Brasil. Resta conferir por quanto tempo esse valor “de lançamento” será mantido.

Aos 30 primeiros compradores do Novo 3008 no Brasil, a Peugeot irá presentear com um acessório inédito: um patinete elétrico para você não precisar andar do estacionamento ao trabalho.

Fabricado pela própria Peugeot, o e-Kick tem autonomia de 12 km, atinge 25 km/h, pesa 8,5 kg e é recarregado numa tomada no porta-malas do carro.

O novo PEUGEOT 3008 é produzido na fábrica de Sochaux e os grupos motopropulsores são fornecidos pelas fábricas francesas de Trémery e de Douvrin. A meta de vendas para o mercado brasileiro é de 250 unidades por mês.

Dados técnicos – Peugeot 3008 1.6 THP

Preço sugerido de lançamento: R$ 135.990

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, turbo, injeção direta, 16 V, 1.6 L, 165 cv a 6.000 rpm

Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão: McPherson (diant.), barra torção (tras.)

Freios: discos ventilados

Direção: elétrica

Rodas e pneus: 225/55R18

Cx: 0,76

Dimensões: comp., 444,7 cm; largura, 184,1 cm; altura, 162,4 cm; entre eixos, 267,5 cm; peso, 1.567 kg; porta-malas, 520 l; tanque, 53 l

(*) Viajou a convite da Peugeot do Brasil

Fábio Doyle (*)