Missão: Ser líder

31/10/2017

SÃO PAULO (SP) - Equinox, o novo SUV Chevrolet chegou ao Brasil. Com motor 2.0 turbo, potência de 262 cv, tração AWD (nas quatro rodas sob demanda) com transmissão de 9 marchas, o utilitário esportivo chega para ocupar o lugar do Captiva e com a missão, muito ressaltada pelos porta vozes da marca durante o lançamento, de ser líder no país no segmento de utilitários esportivos que custam entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.

O que mais chama a atenção é a potência e torque do motor, aliado ao baixíssimo nível de ruído. Realmente impressiona. Com acabamento quase Premium, o novo SUV vem rico em soluções de tecnologia e segurança. Chega do México em uma única versão Premier ao preço de R$149.900. Para a apresentação a General Motors não poderia ter escolhido um melhor palco: o recentemente inaugurado Palácio Tangará, cercado pelo verde do Parque Burle Marx em São Paulo. É um palácio no sentido literal da palavra.

Design robusto, potência e baixo nível de ruído fazem parte da personalidade do Equinox
Entre as vantagens do Equinox em relação à concorrência um dado apresentado pela Chevrolet impressiona. Segundo a General Motors o custo de manutenção do novo SUV para os primeiros 60 mil quilômetros é de R$ 3.132, seguido pelo Hyundai New Tucson R$4.274, Jeep Compass 2.0 Flex, R$ 4.296, o Audi Q3 1,4 Turbo R$ 6.340 e o Volvo XC60 R$ 10.544. A FCA, consultada por nossa reportagem, considera que seu concorrente direto ao Equinox é o Compass a Diesel, considerando seu preço sugerido de R$ 142.790 (turbo diesel, 9 marchas, 4x4). Nesse caso o custo de manutenção equivalente para o SUV da Jeep cai para R$ 3.900, informou a FCA.

Além do design robusto e bom acabamento interior o Equinox traz uma novidade, salvo engano, inédita. É o alerta para que ninguém esqueça seu filho pequeno no banco traseiro. Parece inacreditável, mas isso vem acontecendo com certa frequência, principalmente nos Estados Unidos, mas aqui também. Pais distraídos esquecem que estão com seus filhos pequenos e os esquecem no banco traseiro. As consequências podem ser trágicas. Agora com o Equinox as possibilidades de ocorrência dessa trágica situação estão eliminadas.

O novo SUV oferece também frenagem automática, alto-falantes que emitem ondas contrárias para redução de ruídos externos (ampliando a sensação de silêncio a bordo) e sistema de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento. São todos itens de série.

Acabamento interno quase Premium, com muita tecnologiaO motor é o 2.0 Turbo do Camaro norte-americano com transmissão automática de nove marchas e sistemas de estabilidade e tração (integral). O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. O torque do motor de 37 kgfm são distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas, proporcionando assim melhor dirigibilidade.

O veículo possui também sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes.

Em relação à conectividade, o SUV da Chevrolet conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.

O Equinox, que substitui o Captiva, fica posicionado entre o compacto Tracker e o todo-terreno Trailblazer.

A distância entre eixos do Equinox de 2.725 mm é, segundo a Chevrolet, uma das maiores do segmento, o que resulta em amplo espaço interno, com capacidade para até cinco ocupantes. Outra novidade voltada para o conforto é a possibilidade de ajuste de inclinação do banco traseiro. O volume de carga máxima pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro pode ser rebatido por meio de uma alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos. O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga. O Equinox conta ainda com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Entre as tecnologias de segurança o SUV traz um sistema capaz de avisar automaticamente uma central de resgate 24h assim que os airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da batida, para que seja providenciado socorro adequado.

O Equinox oferece tração AWD, nas quatro rodas, com o diferencial de permitir sua desativação pelo motorista. Com ela acionada o envio de torque para cada roda pode variar para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por um central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo, informou o fabricante. Caso queira, o condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral. A solução gera dúvidas. Não seria melhor que ela funcionasse em tempo integral como AWD, como normalmente ocorre com os carros que oferecem o sistema.

Para assumir a liderança em seu segmento, como é intenção da Chevrolet, as vendas do Equinox no Brasil deverão se aproximar das 4 mil unidades mês. O Jeep Compass, atual líder, registrou emplacamentos de 34.526 unidades entre janeiro e setembro deste ano, segundo relatório da Fenabrave, a associação dos revendedores de automóveis.

(*) Viajou a convite da General Motors

 

Chevrolet Equinox Premier

MOTOR 4 CIL 2.0 turbo

COMBUSTÍVEL Gasolina

POTÊNCIA E TORQUE 262 cv e 37 kgfm

CÂMBIO Automático, 9 marchas

TRAÇÃO Dianteira, com AWD acionável

COMPRIMENTO 4,65 m

DISTÂNCIA ENTREEIXOS 2,72 m

NÚMERO DE LUGARES 5

PORTA-MALAS 468/1.627 litros

TANQUE 59 litros

AUTONOMIA MÁXIMA (não informada)

PESO 1.693 kg

PREÇO R$ 149.900

Fábio Doyle (*)