Chute na concorrência?

20/07/2016

SÃO PAULO (SP) - Kicks (chutes em inglês) é o nome do mais novo produto Nissan. Desenvolvido especialmente para o Brasil, mercado que inaugura sua existência, ele chega com a responsabilidade de inserir a marca no crescente segmento dos utilitários-esportivos compactos. O desafio é enfrentar a concorrência do Honda HRV e Jeep Renegade, seus rivais mais diretos, segundo opinião do marketing da Nissan. O segmento é também disputado pelo Renault Duster, Ford Ecosport e Peugeot 2008, entre outros.

O Kicks tem design moderno ao extremo, personalidade nipônica marcante, bem ao estilo do Honda HRV,Designers do Kicks capricharam na traseira, tão apreciada pelos brasileiros.
com o qual pode ser confunde pelo observador menos atento.

Sobre os concorrentes diretos apontados pela Nissan o Kicks leva a vantagem de ser bem mais leve. Seu peso é menor em 298 quilos que o Jeep Renegade com motor 1.8 Flex e pesa 123 kg a menos que o Honda HRV. Isso, segundo a engenharia da Nissan, compensa o fato do motor menor, de 1.6 litro e 114 cavalos de potência, e da utilização de freios a disco apenas nas rodas dianteiras. Nos concorrentes o freio é a disco nas quatro rodas. Pedro Teixeira, da área de produto da Nissan, informou que a eficiência dos freios do Kicks é a mesma dos concorrentes que oferecem disco nas quatro rodas, “como demonstrou testes do instituto Mauá”, graças ao peso menor no SUV compacto da Nissan. Teixeira argumenta que a opção pelo freio traseiro a tambor tem a vantagem de representar menor custo de manutenção e produção sem, no caso do Kicks, reduzir a segurança.

Outro diferencial em relação aos principais concorrentes é a ausência apenas no Kicks do sistema de controle de cruzeiro, ou piloto automático, além de um sistema de controle manual do câmbio CVT, que equipa o modelo Nissan. Sobre a questão da transmissão o Kicks inova com o mecanismo “D-step”, que torna esportiva a troca de marchas, a partir da pressão maior no acelerador. Ao atingir a segundo metade do curso do acelerador, as trocas obedecem giros mais elevados. Há ainda a posição L, que deve ser acionada em casos de necessidade de mais força na tração. É para ser utilizada quando, por exemplo, for necessário puxar reboque explicou Teixeira.

Ao apresentar o Kicks os diretores da Nissan lembraram que a marca japonesa é a pioneira no desenvolvimento e produção mundial de veículos crossover, na utilização do sistema de direção elétrica e da transmissão CVT no segmento de veículos compactos. Sachire Aoki, chefe de produto da Nissan para o Kicks, disse que o desenvolvimento do novo crossover passou pelo desafio de criar um carro que apresentasse ao mesmo tempo “os atributos de um sedã, um SUV e uma perua”.

A câmera 360 graus e o detector de objetos em movimento são também destacados pela Nissan como atributos inéditos. Com quatro câmeras instaladas ao redor da carroceria, as manobras de esBancos com tecnologia gravidade zero da NASA, são realmente especiais.
tacionamento e marcha à ré são realizadas sem pontos cegos e com maior segurança. De olho na tela de sete polegadas que sobressai no centro do painel, o motorista enxerga tudo o que se passa em todo o entorno do carro.

O diâmetro ou ângulo de giro de 10,2 metros do Kicks é também, segundo a Nissan, o menor da categoria, versatilidade que facilita manobras em vias apertadas e nas cada vez mais reduzidas vagas de estacionamento.

Na segurança dinâmica o Nissan Kicks traz sistemas inovadores. Entre eles, o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), que é composto pelos Controle Dinâmico em Curvas (Active Trace Control), Estabilizador Ativo de Carroceria (Active Ride Control) e Controle Dinâmico de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade.

O trabalho da Nissan no projeto Kicks buscou reunir recursos de engenharia, construção e tecnologia com o objetivo de atingir o melhor equilíbrio entre performance e consumo, o que chama de ‘Mobilidade Inteligente’, conceito apresentado no Salão de Genebra deste ano. No caso do novo crossover isso se traduz em um conjunto com motor moderno, câmbio XTRONIC CVT de última geração, menor peso da categoria e aerodinâmica (Cx 0,34) pensada para ser eficiente.

O interior do Kicks oferece, segundo o fabricante, o melhor espaço para os passageiros na categoria – mesmo com uma linha de teto mais baixa que remete a um cupê – assim como uma das maiores capacidades de carga do segmento (432 litros).

O volante tipo flat bottom (lembra o do Jeep Renegade) é revestido em couro. A distância do solo (200 mm) e capacidade de transposição de trechos alagados (450 mm) faz do Kicks um carro adequado para enfrentar o piso irregular, precário e cheio de lombadas e com muitas regiões alagadas que domina a estrutura viária brasileira.

Além de poder visualizar as informações do tacômetro, por meio dos comandos localizados no volante, o motorista pode navegar entre 12 telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível, além de comandos para configuração do controle do chassi e dos sistemas avançados de assistência ao motorista. O sistema de navegação por satélite também é exibido no display as instruções do percurso.

No campo do conforto os bancos têm papel fundamental. No Kicks, a tecnologia ‘gravidade zero’ desenvolvida pela NASA faz realmente a diferença, como foi possível comprovar no teste drive de quase 300 quilômetros entre a cidade de São Paulo e Porto Feliz. Os bancos revestidos com uma mistura de couro sintético é natural são realmente confortáveis.

O Nissan Kicks é equipado com a segunda geração do motor HR16DE 1.6 de 16 válvulas. A nova versão do propulsor entrega 114 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm e conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS). Para o mercado brasileiro, esse motor é flex fuel e utiliza o sistema Flex Start System (FSS), que conta com um sistema embutido que aquece o combustível mais rápido no caso de partida a frio.

Tela de 7 polegadas que sai do painel central facilita o controle de tudo que se passa dentro e fora do  veículo.
O fabricante divulga que as medições de consumo de combustível do Kicks foram as melhores do seu segmento: 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente nos dois tipos de ciclo. No trajeto de quase 300 quilômetros organizado pela Nissan, com trecho no trânsito urbano e nas invejáveis rodovias Bandeirantes e Castelo Branco em São Paulo, o consumo médio registrado no computador de bordo do carro utilizado por nossa reportagem foi de 12,6 km/litro com gasolina.

Ao alcançar o trecho rodoviário ao volante do Kicks, chamou nossa atenção o comportamento firme e estável do crossover na rodovia. A Nissan explica que isso é consequência da nova geração da plataforma V, que deixa o veículo mais firme e traz nova arquitetura da suspensão.

O Kicks chega disponível apenas na versão top de linha SL, importado do México. A Nissan informa que em breve, quando iniciar a produção local, ele será oferecido com configurações mais básicas e menores preços. A SL chega ao preço de R$ 89.900 muito bem equipada de série. Valor inferior ao preço sugerido das versões top de linha dos concorrentes diretos Renegade (com motor flex) e HRV.

Além das inovações tecnológicas que traz para o segmento, o novo crossover da Nissan vem equipado com item como sensor de estacionamento; controles eletrônicos de tração e estabilidade; travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento (a partir de 24 km/h); abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros através de controle remoto da chave; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); airbags frontais, laterais e de cortina; retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção; sistema eletrônico de ignição (botão Push Start); banco traseiro bipartido 60/40 dobrável; acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os 5 ocupantes; ar-condicionado automático digital; entre outros. O Kicks tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, assistência 24h gratuita por dois anos e preços de manutenção periódicas transparente, informou a montadora.

As vendas do Kicks começam efetivamente em 5 de agosto, dia a abertura da Olimpíadas do Rio de Janeiro. A Nissan reluta em informar sua meta de vendas para o novo Crossover, mas deixou escapar o volume de 30 mil unidades/ano, que se atingida colocará o modelo em terceiro lugar no ranking dos SUVs compactos.

(*) Viajou a convite da Nissan do Brasil



Nissan Kicks SL 1.6 16V

MOTOR 4 cil. 1.6 aspirado

COMBUSTÍVEL Gasolina e/ou etanol

POTÊNCIA E TORQUE 114 cv e 15,5 kgfm

CÂMBIO CVT (automático) 6 marchas

TRAÇÃO Dianteira

COMPRIMENTO 4,29 m

DISTÂNCIA ENTREEIXOS 2,61 m

NÚMERO DE LUGARES 5

PORTA-MALAS 432 litros

TANQUE 41 litros

AUTONOMIA MÁXIMA 561 KM

EMISSÃO CO2 FÓSSIL 108 g/km

PESO 1.142 kg

PREÇO R$ 89.990

 

 

(*) Fábio Doyle