Carros no céu

05/08/2015

O sonho de fazer automóveis voar já é antigo. Vem desde a época dos desenhos animados dos Jetsons e do DeLorean no filme De Volta ao Futuro. Essa ficção parece estar prestes a se tornar realidade. É o que acreditam os eslovacos Juraj Vaculik e Stefan Klein, que recentemente apresentaram em Viena (Áustria), no Festival dos Pioneiros, o Aeromobil, que eles consideram como “o mais avançado carro voador”.

Com autonomia de 692 quilômetros com um tanque de gasolina, o bizarro veículo tem design estiloso e asaAeromobil em ação para levantar vôos dobráveis. O AeroMobil foi projetado para poder ser usado na atual infraestrutura rodoviária – seu tamanho é comparável ao de um sedã grande de luxo. Ele tem custo de manutenção baixo e pode ser estacionado em vagas normais nas cidades (leia-se na Europa e Estados Unidos). Seu combustível é a gasolina comum em vez do querosene e pode assim, ser abastecido em nos postos de gasolina, como um carro regular. De acordo com os fundadores, ele tem tudo que que é preciso para fazer parte do trânsito normal de uma estrada, com a vantagem de ser capaz de pousar e decolar em qualquer aeroporto do mundo.

O Aeromobil não surgiu de repente, do nada, diz Vaculik. O modelo que foi apresentado em Viena é o terceiro protótipo desenvolvido pela empresa da Eslováquia. Os primeiros testes datam de meados da década de 90. A ousada e romântica ideia é ainda mais antiga. Vem desde a infância dos fundadores da empresa, que cresceram com os limites da Cortina de Ferro, que por muito tempo isolou países da Europa Oriental do mundo ocidental. Durante a Revolução Veludo em 1989, que acabou coAeromobil no formato automóvelm a era comunista na então Tchecoslováquia, Vaculik foi uma das pessoas chave do Movimento Estudantil que deu início ao processo de democratização e estabeleceu um novo governo pós-revolução na Eslováquia, como ele faz questão de enfatizar em sua biografia oficial no website da empresa AeroMobil.

“Quando jovem, eu ficava admirando o (rio) Danúbio, sonhando em viajar, mas naquela época isso não era tão fácil, ” disse ele, ligando mobilidade e liberdade. A empresa identifica três mercados possíveis para seu veículo: transporte do dia a dia para que vice a cerca de 200 quilômetros do local de trabalho, executivos que não querem perder tempo em filas de check-in nos aeroportos e, o mais relevante, residentes de países com pouca ou nenhuma infraestrutura para aviões.

Duzentos metros para decolar e cerca de 50 para pousar é tudo que o carro voador AeroMobil precisa para ser operado como uma aeronave. Ele pode levar duas pessoas e, no ar, atinge velocidade de 124 milhas por hora. Atrativa e interessante, a ideia de veículos pessoais aéreos, embute, no entanto, alguns problemas e desafios. Caso se torne mesmo popular, irá provocar uma mudança radical não apenas em nossa forma de locomoção, mas também em nossa relação com o céu, que, até agora, é um dos poucos lugares relativamente pouco explorados e sem a “contaminação” da presença humana. Barulho, poluição, sem mencionar o risco de colisões, terão de ser levados em conta.

Mas isso não é razão suficiente para impedir inovações. A Aeromobil não é a única empresa que se prepara pA complexa traseira do Aeromobilara ocupar o espaço aéreo com carros voadores. Há também a Terrafugia, dos Estados Unidos, e a União Europeia trabalha em um projeto chamado myCopter, que tem foco no ´desenvolvimento da interface de uma máquina intuitiva e amigável e o necessário treinamento de pilotos´ e no ´entendimento do que é preciso para a aceitação social dos veículos aéreos pessoais na sociedade atual´.

Pesquisadores acreditam que a viabilidade de um carro voador depende de sua capacidade de decolar e pousar na vertical, de forma a minimizar as necessidades de espaço, assim como a de voar a altitudes relativamente baixas ocupando corredores aéreos pré-definidos de formar a aliviar congestionamentos em estradas terrestres nas horas de pico. A empresa alemã E-Volo já está desenvolvendo um protótipo, chamado Volocapter, que segue essas especificações.

Não podemos esquecer que o fator preço é preponderante para tornar viável os veículos aéreos pessoais. O Terrafugia Transition custa nos Estados Unidos US$279 mil. O Volocopter tem preço na Europa de €250 mil. Já o Aeromobil, ainda na fase protótipo, não tem preço definido.

CARRO OU AVIÃO?

Especificações do AeroMobil, no ar (aeroplano) e na terra (automóvel)

                                            AEROPLANO              Automóvel

Motor                                   Rotax 912                Rotax 912

Asas                                     retráteis

Velocidade máxima               200 km/h                 160 km/h

Velocidade mínima                60 km/h

Velocidade de decolagem     130 km/h

Autonomia                            700 km                      875 km

Consumo de combustível      15 l/h                        12,5 km/l

Dimensões largura:               8.320 mm                 2.240 mm

comprimento:                        6.000 mm                 6.000 mm

Capacidade:                          2 assentos               2 assentos

Fonte: Fabricante

 

Fábio Doyle