Boca de tubarão chega ao Focus Fastback

29/07/2015

GRAMADO (*) - Depois do Focus Hatch atualizado de acordo com a versão européia, agora é a vez da Ford lançar no Brasil a versão fastback de quatro portas do modelo.

Em relação à edição anterior ele chega (em agosto) ao mercado com inovações no visual, na tecnologia e nos equipamentos.

Ao projetar o Focus Fastback o objetivo dos designers foi criar um carro médio para quem exige mais espaçCom nova grade no padrão global da Ford, Focus Fastback promete acelerar vendas do sedão no porta-malas, mas não abre mão da esportividade, performance e tecnologia. É um carro para quem gosta de carro, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

O Fastback chega nas versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades, com preço a partir de R$ 77.900.

Como na versão hatchback, a mais procurada, a maior diferença visual do fastback é a grade dianteira poligonal (boca de tubarão) em formato de que passa a acompanhar o atual estilo de design da Ford, com frisos cromados nas versões Titanium e tipo colmeia nas SE. Os novos faróis, mais afilados, avançam nas laterais. A versão Titanium Plus vem com luzes de LED e faróis bi-xenon adaptativos, que regulam o facho de luz conforme a velocidade e direção.

As mudanças estéticas, que passam também pela lateral e traseira, beneficiam a aerodinâmica, que ficou 4% mais eficiente, com um coeficiente de 0,296 Cx, informou o fabricante.

O acabamento interno foi aprimorado. O painel, moldado em espuma injetada, traz no centro a tela do sistema de conectividade SYNC (de 8 ou 4,2 polegadas, conforme a versão). A cabine em estilo “cockpit” (envolvente) “veste” o motorista.

O volante revestido em couro incorpora os comandos de áudio, do sistema de conectividade e do câmbio. Os bancos, revestidos em couro natural a partir da versão SE Plus, contam com ajustes elétricos para o motorista na versão mais cara. O ar-condicionado digital tem comandos independentes para o motorista e passageiro e o espelho retrovisor eletrocrômico é de série em todas as versões.

Segurança

No aspecto da segurança o fabricante informa que o Focus Fastback produzido regionalmente (na Argentina) recebeu cinco estrelas do Latin NCAP, entidade independente que classifica o nível de segurança dos veículos comercializados na América Latina. O modelo oferece até seis airbags (frontais, laterais e de cortina), de acordo com a versão, tem estrutura reforçada com aços de alta resistência e barras de proteção lateral e o sistema de alerta pós-acidente. Possui também sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis.

Na segurança ativa, tem um conjunto chamado AdvanceTrac, que inclui os controles de estabilidade tração Inclinação elevada da traseira, que torna mais discreto o terceiro volume do sedã, transforma o Focus em um Fastback e de torque em curvas. Incorpora ainda o recurso ETS, que atua para evitar derrapagens. Assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, controle de torque em curvas e luz de emergência em frenagens bruscas completam o sistema.

A versão Titanium Plus vem equipada com o assistente de frenagem autônomo, tecnologia desenvolvida para o tráfego urbano. Através de sensores, ele identifica partes reflexivas no veículo à frente (como placa e lanternas) e aciona os freios em caso de colisão iminente. O sistema pode evitar o impacto em velocidades até 20 km e é capaz de reduzir os danos em velocidades de até 50 km/h. Esse sistema funciona exclusivamente na prevenção de choque traseiro em outro veículo, mas não detecta pedestres, motos ou bicicletas.

O carro passou por ajuste na suspensão e recebeu novo sistema de monitoramento da bateria que otimiza o uso do alternador, além de um novo compressor de geometria variável para o ar-condicionado. Com novos materiais isolantes a Ford informa que o nível de ruído interno está melhor.

O resultado dessas evoluções, segundo o fabricante, é mais economia e redução de emissões. Está 8,2% mais econômico com etanol e 4,2% com gasolina”, diz Luiz Morroni, diretor de Novos Programas de Engenharia da Ford.

Motor

O conjunto mecânico do Focus Fastback é equipado com o motor Direct Flex 2.0, fabricado em alumínio, o primeiro no mundo a oferecer injeção direta com etanol e gasolina. Ele gera 178 cv e torque de 221 Nm com etanol. Sua elasticidade é revelada pela curva de torque, com 88% da força máxima disponível a 2.750 rpm. Esse motor vem associado ao câmbio automático de seis velocidades sequenciais com dupla embreagem. São dois os modos de condução: Drive (D), com giro mais baixo para pInterior em couro natural e painel completo e atual colocam o Focus Fastback entre os mais sofisticados do segmentorivilegiar o conforto e o consumo, e o Sport (S) para uma condução mais esportiva com trocas de marcha em até 0,2 segundo. Uma novidade que faltava na edição anterior do Focus é o “Paddle Shift”, disponível a partir da versão SE Plus, que possibilita a troca de marchas por aletas atrás do volante.

A durabilidade do motor foi ampliada com uma nova proteção térmica no cabeçote. Há agora um sensor de temperatura que provoca o desligamento automático de dois cilindros em caso de superaquecimento. Ele também desliga automaticamente o motor após 30 minutos sem o carro estar em movimento. O sistema de estacionamento automático é oferecido na versão Titanium Plus.

A relação de itens de conveniência é ampla e, conforme a versão, inclui: ar-condicionado digital, espelhos externos com rebatimento elétrico, chave com sensor de presença e partida sem chave, retrovisor eletrocrômico, limitador de velocidade, controle de velocidade de cruzeiro e acendimento automático dos faróis. Em todas as versões, é disponível uma chave programável, chamada My Key, que permite limitar vários parâmetros do carro quando ele é usado por terceiros.

Para a conectividade, o Focus Fastback traz o sistema multimídia SYNC, com comandos de voz, duas entradas USB, tomada de 12 V e tela colorida de 4,2 polegadas (versões SE) ou de 8 polegadas (versões Titanium). Estas últimas vêm também com o MyFord Touch, tela colorida no painel que permite configurar as funções dos instrumentos e do computador de bordo, além de navegador e sistema de som premium da Sony com nove alto-falantes.

O AppLink, para acessar aplicativos de smartphones, e o Assistente de Emergência, que quando conectado ao celular faz chamadas ao SAMU em caso de acidentes graves, são recursos de série do equipamento.

A exemplo do Hatchback, o Focus Fastback 2016 traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus modelo 2014 ou 2015. Por tempo limitado, a Ford criou uma pré-venda com desconto especial de 15% para os clientes que comprarem o novo Focus 2016.

Como incentivo para os compradores do Focus Fastback, a Ford oferece de ônus para o cliente as revisões até o terceiro ano ou 36 mil quilômetros. Os compradores que se beneficiarem do desconto da pré-venda de 15% não terão esse benefício, informou Ramos.

Mercado

No ranking de emplacamentos divulgado pela Fenabrave, a associação dos revendedores, o Focus sedã (ou fastback), com 3.586 unidades no período de janeiro a junho deste ano está posicionado em 7º lugar no ranking dos mais emplacados no segmento. À frente dele, em sexto lugar, está o Fusion, também da Ford. No ano passado o Focus Fastback terminou em 8º (8.687 unidades emplacadas) enquanto o Fusion ficou com o quinto lugar, com 12.290 unidades. Os líderes desse segmento são o Toyota Corolla e o Honda Civic, nesta ordem. Há disputa acirrada pelo terceiro lugar entre o Nissan Sentra e o Chevrolet Cruze Sedan.

Para convencer os consumidores brasileiros de que o Focus Fastback é muito mais emocionante do que um Corolla, um Civic ou um Sentra, a Ford contratou o ator Gerard Butler (que fez o rei Leônidas em “300”) para estrelar uma campanha milionária a partir de setembro. “Temos um cisne, não um patinho feio”, disse Oswaldo Ramos.

Preços sugeridos do Ford Focus Fastbak

2.0 SE AT: R$ 77.900 (mesmo preço do modelo anterior, com mais equipamentos)

SE Plus AT: R$ 79.900

Titanium: R$ 87.900,00

Titanium Plus: R$ 96.900

Fonte: Fabricante

(*) Viajou a convite da Ford

 

Fábio Doyle (*)