FORTALEZA (CE) - Quem dá de cara com o Novo Troller T4 fica impressionado com o jipão de design robusto e linhas equilibradas, que parece capaz de enfrentar qualquer parada em trilhas off-road.
Desde que a Ford surpreendeu o mercado em 2007 ao comprar a linha de produção artesanal do Troller em Fortaleza, criada pelo empresário Rogério Farias a partir de uma fábrica de bugies, o jipe não passava por grandes evoluções. Agora, há menos de um ano do vencimento dos direitos de incentivos fiscais que obteve com a aquisição, a Ford apresenta uma nova geração do Troller e mostra os investimentos que realizou na unidade fabril do município de Horizonte, no Ceará.
Antes um simples galpão, agora opera em uma unidade com área construída de 95 mil m2 que abriga uma ainda pequena mas moderna e bem projetada linha de montagem com novos processos de manufatura nas áreas de estamparia, soldagem, pintura e montagem, que incluem quatro robôs e prensas SMC – sheet moulding compound - para dar forma às partes de fibra de vidro da carroceria do Novo Troller T4.
A atitude mostra que a Ford tem interesse em continuar investindo na marca Troller, desde que consiga obter sucesso em suas metas nada modestas de crescimento em vendas. De um volume de 100 unidades comercializadas por mês atual, com o Novo Troller T4 o objetivo é crescer 2,5 vezes, ou seja, vender 250 unidades mensais.
As mudanças de projeto vão desde o chassi e motorização até o interior e conteúdo com melhoras nas características off-road, incluindo ângulos de ataque e saída, torque e capacidade de tração.
As novidades incluem motor 3.2 turbo diesel de 200 cv, transmissão manual de seis velocidades, comando eletrônico de tração, diferencial traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD, informa Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.
O Novo Troller T4 vem com protetor frontal e estribos laterais integrados à carroceria, bagageiro com barras transversais ajustáveis e aerofólio na tampa traseira com brake-light integrado. Tomada de ar em posição elevada preparada para a instalação de snorkel e base para guincho integrada são novos equipamentos que contribuem para a sua versatilidade.
O interior foi redesenhado, oferece mais conforto, mas ainda pode ser melhorado. Quem viaja atrás sofre. O acesso é complicado e o conforto é limitado. Para o motorista, faz falta um apoio no assoalho para descansar o pé esquerdo e é preciso de tempo para se acostumar com a localização da alavanca de câmbio, que é muito duro. Nada que desespere um jipeiro, ou troleiro, como são conhecidos os fãs do jipe cearense. Como é característica de veículos com carroceria em fibra de vidro é preciso bater as portas com força para que fechem corretamente e a qualidade do acabamento pode ser melhorada. Durante o teste drive entre Horizonte e Fortaleza houve carro com sistema de fechamento de vidros emperrado e peças que se soltavam ao serem demandadas.
Alinhado à proposta de ser um utilitário parrudo, fiel à sua genética “lameira”, o T4 é também amigável no asfalto, exigindo, no entanto, atenção redobrada nas curvas. Sua lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado digital “dual zone”, CD-MP3 player com entrada auxiliar, USB e Bluetooth, vidros e espelhos elétricos, bagageiro de teto, lanternas de LED, teto solar duplo de vidro fixo e rodas de alumínio de 17 polegadas com pneus de uso misto.
O lançamento do novo Troller T4 surpreendeu em dois aspectos. O primeiro foi saber que ele não é equipado com airbags. Afinal, a bolsa inflável para o motorista e passageiro não é item obrigatório em todos os veículos automotores vendidos no Brasil desde 1º de janeiro deste ano? A Troller, por meio de seu gerente de marketing, Wilson Vasconcellos Filho, disse que para veículos off road, a legislação brasileira (resolução 311, artigo 4º do Denatran, norma NBR 13776 da Associação Brasileira de Normas Técnicas) não exige a instalação do item de segurança. Alega ainda que no uso off road, com muitos sacolejos, o airbag poderia ser acionando acidentalmente. Para evitar isso, no entanto, bastaria a chave de ativação e desativação do equipamento. Por outro lado, o Troller é sim um veículo off road, mas não exclusivamente. Ele é também próprio para rodar no trânsito normal on road.
Com relação ao preço a expectativa era que ele permanecesse inalterado na casa dos R$ 97 mil, mas para surpresa geral o preço sugerido subiu para R$ 110.990. Vasconcellos lembra que além das melhorias recebidas a garantia foi ampliada de dois para três anos. Como concorrente a Troller considera apenas o Wrangler da Jeep, que custa R$ 154.900, mas é equipado com airbag duplo, tem motor a gasolina de 3,6 litros com potência de 284 cavalos e transmissão automática de cinco velocidades e tem peso de 1.848 kg em comparação com os 2.140 kgs do Troller T4.
(*) Viajou a convite da Troller
Comparativo Troller T4 X Jeep Wrangler
Troller T4 Jeep Wrangler
Motor 3,2 Diesel 3,6 Gasolina
Potência (cv) 200 284
Tração 4x4 com opção reduzida 4x4 com seleção manual
Transmissão Manual 6 marchas Automática 5 marchas
Freios Disco com ABS EBD Disco com ABS
Comprimento (mm) 4.095 4.223
Largura (mm) 1.977 1.873
Altura (mm) 1.966 1.840
Entre eixos (mm) 2.585 2.424
Tanque de combustível (L) 62 70,4
Preço sugerido (R$) 110.990 154.900