Você conhece a diferença entre os combustíveis?

20/05/2014

Além da variedade dos motores flex, a gás, a diesel e até os multicombustíveis, hoje são comercializados ao menos nove diferentes tipos de combustíveis nas bombas brasileiras. Você conhece todos eles e sabe qual é o melhor para completar o tanque de seu carro? Vejamos algumas diferenças.

Gasolina Comum

Amplamente comercializada nos postos, é oficialmente conhecida como gasolina Tipo C pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Por determinação do Governo Federal, ela recebe adição de etanol anidro que pode variar entre 20% e 25%. Possui uma pequena quantidade de agentes detergentes para manutenção e limpeza interna do motor.

Gasolina Aditivada

É uma composição obtida pela gasolina Tipo C e maior quantidade de agentes detergentes que impede a formação de detritos ocasionados pela gasolina comum no bloco do motor, e consegue “limpar” os detritos que já se formaram. O termo “aditivada” não significa maior rendimento no tanque ou desempeno no motor, mas sim que possui aditivos detergentes em sua composição.

Gasolina Premium

A mais cara entre as gasolinas comercializadas nos postos, a gasolina Premium tem maior octanagem (queima mais eficiente) do que a Tipo C. Isso também não significa maior rendimento de motor, mas a gasolina Premium ajuda a estender a vida útil dos componentes do motor por causa de seus baixos níveis de concentração de enxofre. Enquanto a gasolina Tipo C e a Aditivada podem conter até 50 ppm de enxofre, na Premium os níveis não passam dos 20 ppm. Ela também possui aditivos detergentes nos mesmos níveis da gasolina Aditivada. Segundo a Petrobras, a gasolina Podium, comercializada nos postos BR, se diferencia das demais Premium por apresentar um grau de octanagem ainda mais alto, além de baixos teores de enxofre e ausência de chumbo, o que a torna menos poluente. Porém, mesmo apresentando a maior octanagem comercializada mundialmente, ela também recebe a mesma porcentagem de etanol (determinada por lei federal) que as demais gasolinas nacionais recebem (saiba mais aqui).

Etanol Comum

O etanol (antigamente conhecido como álcool), é derivado da cana-de-açúcar e hidratado para lubricar os componentes do motor – o que já acontece naturalmente com a gasolina. Seu preço é menor que o da gasolina, mas sua quilometragem rodada por litro de combustível pode ser inferior.

Etanol Aditivado

Segue os princípios da gasolina aditivada, com maior concentração de ativos detergentes para limpeza do motor.

Diesel S-10

Para veículos de grande porte, o mais novo combustível comercializados nas bombas do país tem menos concentração de enxofre – 10 ppm – e se tornou obrigatório nos tanques de ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Sua composição contem 5% de biodiesel de origem vegetal.

Diesel S-500

Devido a implantação do diesel S-10, está caindo em desuso nas grandes cidades por conta de sua alta concentração de enxofre, que é de 500 ppm, e isso o torna muito poluente, mesmo passando, também, pela adição de 5% de biodiesel.

Aditivados Diesel

Eles recebem diversos nomes comerciais em virtude de seus diferentes aditivos, que podem ser agentes de limpeza, antiespumantes (que diminuem o tempo de abastecimento na bomba e aumenta o volume no tanque) ou pode conter conter aditivos que melhoram a combustão e reduzem os níveis de poluição. Para que não haja enganos, informe-se no posto qual deles está sendo comercializado.

Gás Natural Veicular (GNV)

É o combustível mais em conta nas bombas, mas o veículo precisa de adaptações estruturais inspecionadas pelo Inmetro caso não tenha saído de fábrica com o motor específico para seu uso – isso porque o motor trabalha com altas pressões, e a inspeção garante a segurança do proprietário do veículo.

Contudo, não importa qual o combustível que seu veículo utilize, é comum deparar-se com combustíveis adulterados. Caso seu veículo apresente engasgamentos ou um consumo elevado, pode ser que o combustível esteja fora dos padrões e isso pode prejudicar os componentes do motor e do sistema de injeção.

Além disso, existe uma grande variação de preços praticadas nas diversas redes de postos de combustíveis. Alguns aplicativos auxiliam o motorista a encontrar o posto mais em conta perto de você. O Gazzo é um aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, que fornece informações como o posto mais próximo, seus preços e até se é possível encontrar neles uma loja de conveniência e até banheiros.

Pneus Verdes

Aproveitando a parada no posto, mantenha o pneu sempre calibrado, pois isso também ajuda a reduzir o consumo de combustível. Investir em pneus ecologicamente corretos é uma boa opção.

A linha verde de pneus Pirelli, desde 2013, oferece pneus que reduzem o consumo de combustível, ajudam a frear melhor o carro em pistas molhadas e diminuem os níveis de gases poluentes (saiba mais aqui), ou seja, você economiza e ainda ajuda na preservação do meio ambiente.

 

Da redação