Pneus chineses. Vale a pena?

17/03/2014

Os pneus chineses, que por terem preços mais baixos conquistaram o mundo, estão na berlinda do mercado brasileiro. Basta visitar alguns fóruns da internet. Os consumidores que os adquiriram - seja por comprarem carros com o produto embutido ou que por acaso encontraram uma boa oferta, têm objeções bem claras.

Falta de garantia local, carência de peças para reposição e menor durabilidade são as principais reclamações. Tudo porque, em média, os pneus do mercado nacional, em uso constante, devem ser trocados a cada 42 mil quilômetros ou após cinco anos da data de fabricação. Enquanto isso, o material dos pneus de origem asiática suportou, segundo pode ser comprovados em vários fóruns, uma média de apenas 20 mil quilômetros.

Em casos mais extremos, os problemas surgiram com apenas 10 mil quilômetros rodados. Segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), a produção de pneus, somente para os carros de passeio, subiu 6% em 2013 em relação ao ano anterior no Brasil. O número representa o montante de 32,46 milhões de peças produzidas, contra os 30 milhões fabricados em 2012.

Peso antidumping

Com o surgimentos de novos modelos e a impressionante produção de carros em todo o Brasil, nem os estabelecimentos especializados em vendas de pneus têm conseguido suprir a procura de determinados modelos, dando, assim, espaço para os produtos chineses.

Porém, é importante avaliar se realmente compensa pagar mais barato, uma vez que o produto. Além de ter que ser trocado com muito menos tempo de uso do que um fabricado no Brasil, os pneus chineses não são encontrados em lojas especializadas, deixando o consumidor sem suporte e sem garantia. Porém, é cada vez maior a busca pelo consumidor por lojas virtuais e e-commerces, que oferecem maior diversidade nos produtos, suporte e garantia com preços mais baixos. É aconselhável, antes de concluir a compra, certificar-se da seriedade e profissionalismo desses fornecedores.

A Câmara do Comércio Exterior (Camex) aprovou, em setembro de 2013, uma resolução que ampliar as taxas para a venda dos pneus chineses no Brasil, em uma ação antidumping. Tudo porque, segundo levantamento da ANIP, os produtos chineses custavam até 50% mais baratos do que os produzidos no Brasil.

O fato levantou a suspeita da Camex quanto ao preço de fabricação e comercialização do produto na China ser mais alto do que o praticado por aqui. A sobretaxa nos pneus chineses pode elevar a venda dos produtos nacionais em até 20%, segundo estima a ANIP.

Mas elevar as taxas não basta. Para não deixar o consumidor na mão é necessário que os fabricantes nacionais consigam suprir o mercado de acordo com a demanda. Muitos estão comprando pneus chineses não pelo preço mais em conta, mas por estarem encontrando dificuldades em encontrar o produto nacional que precisam nas lojas especializadas.

É o caso de Guilherme Santana, que precisou trocar os quatro pneus de sua picape Chevrolet S10 em Belo Horizonte e, depois de muito procurar e não encontrar pneus nacionais para sua caminhonete, foi obrigado a comprar os únicos que achou, fabricados na China.

Da Redação