Versa mais versátil

29/10/2020

Design do Novo Versa foi atualizado reforçando a aerodinâmicaCom visíveis e relevantes transformações em design, tamanho e espaço interno, agora sobre a mesma plataforma do Kicks, chega ao mercado brasileiro, vindo do México a nova geração do Nissan Versa.

A novidade será oferecida em quatro versões, com preços que começam em R$ 72.990 e vão até R$ 92.990.

O Novo Versa traz o Nissan Intelligent Safety Shield, ou “escudo inteligente de segurança”, que é um conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco, explica Tiago Castro, diretor de marketing e vendas da marca no Brasil. Esse “escudo” integra sistemas como o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD); o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Somados aos seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força; Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA); Isofix de cadeiras infantis (todos equipamentos de série desde a versão de entrada, a Sense com câmbio manual), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo na frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).

Um dos diferenciais exclusivos do Novo Nissan Versa é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir o esquecimento de um menor de idade ou um animal de estimação no carro.

Novo Versa ficou 5 cm mais largo e porta-malas ganhou ainda mais espaço.Nossa reportagem, na entrevista coletiva de lançamento, questionou sobre a pontuação obtida pelo Versa no sistema NCAP (Latin Ncap) de avaliação da segurança do veículos, mas a pergunta não foi respondida.

Também na conectividade o novo Versa parece estar à altura do atual estágio da tecnologia automotiva. O modelo conta agora com o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

O novo sistema multimídia do Versa ganha também a navegação “porta-a-porta”. Com ela, antes de se dirigir aonde o veículo está estacionado, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custo na Play Store e na iTunes e deve estar instalado no smartphone do condutor. Além de ajudar na localização do carro em um estacionamento, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia ao se ligar o rádio. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção.

O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor), também utilizado no Nissan Kicks, é outra inovação para as versões Advance e Exclusive do Vectra. Com mostradores configuráveis, o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança. O display colorido coloca nas mãos do motorista o comando de tudo.

O novo design do Versa deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior, preservando o seu característico interior espaçoso.

Tecnologia da conectividade do Versa está agora à altura das mais avançadas soluções do setor automotivo.A primeira vista, o DNA da marca japonesa se destaca com elementos marcantes como a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão. O estilo é complementado com espelhos retrovisores externos na cor da carroceria (com regulagem elétrica e aquecimento) e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e de rodas aro 17.

Por dentro, o painel de instrumentos em estilo “Asa Deslizante” amplia a sensação de espaço e apresenta novos materiais estilo soft touch. Os bancos são agora gravidade zero (como do Kicks).

O sedã manteve o amplo habitáculo da geração anterior e o entre eixos comparável ao de sedãs de segmentos superiores. Com aumento na largura em 5 cm o modelo tem agora mais espaço para os ombros dos passageiros do banco traseiro. A cabine dos passageiros conta agora com 20 compartimentos para objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro.

O porta-malas, que já era grande ficou ainda maior e de melhor acessibilidade, acomodando até 482 litros de carga, 22 litros a mais do que o do seu antecessor.

Nas adequações do veículo para as condições de rodagem no Brasil, a carroceria ficou mais rígida e reforçada, se comparado a do Versa anterior, especialmente nas colunas B, teto e na área onde as portas dianteiras são fixadas, abaixo das colunas A. Outra evolução é a aplicação de materiais estampados que reduziram a massa da estrutura do corpo do carro.

O nível de ruídos na cabine foi reduzido. Para isso foram adotadas mantas isolantes espessas no capô, colunas A e painel. Em relação ao antecessor, os vidros das portas dianteiras ficaram mais grossos, assim como as borrachas de vedação das portas e os carpetes. Outro ponto importante foi o afastamento dos retrovisores em relação à carroceria: a distância passou de 20 mm da geração anterior para 40 mm, para redução do ruído do vento.

A rigidez da coluna da direção aumentou 30% e tem uma relação estreita para fornecer respostas rápidas e giros estáveis, facilitando o controle da condução. O novo ângulo do cáster, ampliado em 30%, e a nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilitam direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. Em situações com ventos laterais mais fortes, o sedã ficou mais estável graças à adoção de pneus mais largos, que proporcionam maior contato com o asfalto.

A suspensão traseira foi reforçada em sua estrutura e os batentes de borracha foram trocados por poliuretano com o objetivo de melhorar a resistência às cargas maiores. Com as modificações, o ângulo de rolagem da carroceria do Novo Nissan Versa foi reduzido em 15%, o que também contribui na estabilidade.

A Nissan disponibiliza uma transmissão manual de cinco marchas para a versão de entrada Sense MT. Para as demais versões, a Nissan adotou a nova geração do câmbio CVT, a mesma utilizada no Nissan Kicks.

A caixa da transmissão tem o modo “Sport”, que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é acionado. Além disso, conta com a função “D-Step”, que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação.

O câmbio Xtronic CVT trabalha em conjunto com o motor o 1.6 16V, que desenvolve 114 cavalos de potência e torque de 15,5 kgfm. Sobre uma possível introdução de motores turbo de menor cilindrada, a exemplo do que vem ocorrendo com a concorrência, a Nissan fica nos devendo resposta.

A nova geração do Versa chega ao mercado brasileiro em quatro versões, com dois tipos de câmbio e oito opções de cores. A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior.

A Nissan afirma que o Versa oferece o menor custo para as revisões periódicas até 60 mil km entre os modelos do segmento. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, e assistência 24 horas em todo o país, por 2 anos. O cliente pode ainda contratar o Nissan Protect, programa que oferece pacotes de serviços que ampliam o período da garantia contratual e do atendimento da assistência 24h (Nissan Way Assistance), além de permitir a contratação de até cinco revisões periódicas antecipadamente.

A lista de acessórios do Versa mostra 10 itens exclusivos com destaque para o carregador de celular por indução e o sensor de estacionamento, entre outros.

O primeiro lote do novo Nissan Versa a chegar ao Brasil é de 7 mil unidades, sendo que as versões mais completas Exclusive e Advance responde por 70% desse volume. Segundo Marcos Silva, presidente da Nissan Brasil o sedã tem os principais concorrentes são o Toyota Yaris e o VW Virtus do segmento B dos sedãs, mas acha que a nova geração irá incomodar também alguns modelos do segmento C. Na lista de emplacamento das Fenabrave o Nissan Versa está, no entanto, posicionado no segmento A (sedãs pequenos) onde no acumulado de vendas de 2020, ocupa o sexto lugar, com 7.828 unidades emplacadas até setembro.

Confira quais são os principais equipamentos de série de cada uma das versões e os preços:

Sense – Câmbio Manual (R$ 72.990)

Acabamento de tecido nos bancos

Ar-condicionado

Comandos de áudio e telefone no volante

Chave inteligente presencial (I-Key)

Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)

Painel central com tela de 3,5 polegadas

Retrovisores externos com regulagem elétrica

Rodas de aço aro 15 com calotas integrais

Airbags duplos frontais

Airbags laterais e de cortina

Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)

Controle de Tração e Estabilidade (VDC)

Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)

Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

Sensor de estacionamento traseiro

Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)

Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)

 

Sense – CVT (R$ 77.990)

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais:

Câmbio XTRONIC® CVT com função Overdrive

Apoio de braço frontal

Controle automático de velocidade com comando no volante


Advance – CVT (R$ 83.490)

Todos os itens da versão Sense CVT mais:

Acendimento inteligente dos faróis

Banco traseiro bipartido rebatível (60/40)

Faróis com função Follow Me Home

Indicador de temperatura externa

Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções

Retrovisores externos com indicadores de direção

Rodas de liga leve aro 16

Câmera traseira de estacionamento

Faróis de neblina

Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert)

Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone


Exclusive – CVT (R$ 92.990)

Todos os itens da versão Advance CVT mais:

Acabamento premium soft touch nos bancos

Ar-condicionado automático digital

Apoio de braço central traseiro

Welcome Function

Volante com acabamento premium soft touch

Antena estilo barbatana de tubarão

Faróis dianteiros em LED

Assinatura dos faróis dianteiros em LED

Rodas de liga leve aro 17

Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB)

Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio

Detector de Objetos em Movimento (MOD)

Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)

Monitoramento de Ponto Cego (BSW)

Espelho retrovisor com aquecimento

2 tweeters

GPS integrado

 

Fábio Doyle