Ford Ka melhora

20/09/2018

O Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, divulgou a quinta série de resultados do ano, apresentando um fraco resultado para o Hyundai Accent (que não é vendido no Brasil) e com melhoras na proteção do impacto lateral do Ford Ka.

O Ford Ka, fabricado no Brasil, ganhou três estrelas com relação à Proteção do Ocupante Adulto e quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. A pontuação máxima é de cinco estrelas. O Ford Ka foi inicialmente avaliado em 2017, conseguindo um decepcionante resultado de zero estrela para o adulto, devido ao baixo rendimento do impacto lateral. A Ford decidiu melhorar o impacto lateral do Ka e patrocinar uma nova avaliação no modelo 2018. O Ka, produzido desde 12 de junho de 2018 (a partir do chassi VIN 9B9BFZH55U7K8206502), foi melhorado com reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos. Assim, conseguiu apenas três estrelas para adultos, devido à fraca proteção no peito deles no impacto lateral. A proteção do ocupante infantil mostrou um resultado de quatro estrelas com proteção boa no teste de impacto frontal e lateral no dummy de três anos e no dummy de 18 meses. Ambos os dummies foram instalados utilizando ancoragens ISOFIX e Top Tether no caso do dummy de três anos, e com suporte para as pernas no caso do dummy de 18 meses. O Ka ainda oferece um cinto pélvico (dois pontos) no banco traseiro central em algumas versões.

Já o Hyundai Accent, fabricado na Coreia do Sul, não comercializado no Brasil, conseguiu zero estrela para a Proteção do Ocupante Adulto e uma estrela para a Proteção do Ocupante Infantil. O Accent é disponibilizado na sua versão básica sem airbags. O impacto da cabeça com o volante e a alta compressão no peito do motorista explicaram a baixa pontuação para o ocupante adulto, apesar da estrutura estável. O Accent não oferece ancoragens ISOFIX nem cintos de três pontos em todas as suas posições. Portanto, a fraca proteção apresentada pelo dummy de três anos e vários Sistemas de Retenção Infantil (SRI) que falharam na instalação explicam a única estrela a respeito da Proteção do Ocupante Infantil. O impacto lateral do Accent não foi realizado, devido ao resultado zero para os adultos no teste de impacto frontal. O Accent é um modelo popular de táxis em alguns países do litoral pacífico da América Latina. A Hyundai surpreende com esse baixo resultado, já que o fabricante proporciona veículos com níveis altos de proteção no mercado europeu em modelos similares ou, inclusive, mais econômicos.

Da redação