Esse sim é econômico

08/11/2013

Após rodar 1.821 quilômetros com um VW Fox Bluemotion 1.0, que traz sob o capô o novo motor de 3 cilindros, que desenvolve potência de 75 cv quando abastecido com gasolina e 82 cv com álcool, devolvemos o carro de teste na certeza de que a Volkswagen acertou em cheio, quando decidiu lançar esse modelo.

O motor responde incrivelmente bem, o torque é excelente para um propulsor compacto, e mesmo rodando em Belo Horizonte, a cidade das ladeiras, nem parece que estamos em um 1.0. Chama a atenção para os mais observadores o maior ruído originado no motor, mas é um detalhe que quase desaparece diante das demais qualidades do automóvel.

Merece também elogios o acabamento interno, a qualidade do material, o espaço para motorista e passageiros e o handling ou dirigibilidade. O Fox Bluemotion 1.0 é agradável de se dirigir e o sistema de suspensão e amortecedores neutralizam muito bem os trancos e solavancos nas passagens em quebra-molas, buracos e irregularidades do piso que leva o selo Brasil.

Quem estiver com planos de comprar um compacto econômico e bem acabado, definitivamente deve levar em consideração o Fox Bluemotion 1.0. A unidade testada era a completa, com todos os equipamentos e opcionais, desde vidros elétricos, sistemas de áudio com bluetooth, entrada para conexão com os mais variados gadgets. Só faltou o GPS.

A versão de entrada do Fox Bluemotion tem preço sugerido de R$ 31.540 (duas portas) e R$ 33.060 (quatro portas). Ele veem de série com airbag duplo e sistema ABS de freios, rodas aro 14, direção eletro-hidráulica, computador de bordo e indicador de troca de marchas no painel. Esta é uma solução para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, avisando-o quando não estiver na marcha correta. Entre os opcionais a lista, que também é grande, inclui itens como sensor de estacionamento, ar condicionado, farol de neblina, volante multifuncional (com várias teclas de comando), rádio integrado ao painel e sistema I System com Ecocomfort.

A unidade testada, equipada com todos os opcionais, tem preço sugerido no site da montadora de R$ R$ 40.487. Aí já dá para pensar duas vezes antes de comprar. Com esse montante há muitas ofertas interessantes. O preço do Fox 1.0 com o tradicional motor de quatro cilindros é um pouco menor. A versão de entrada do modelo com duas portas fica em R$ 30.780 e a completíssima com quatro portas sai por R$ 39.669.

O grande diferencial do Bluemotion 1.0 é mesmo o baixo consumo. Depois de rodar quase dois mil quilômetros em estradas e no trânsito urbano de Belo Horizonte, o computador de bordo registrava um consumo médio de 14,2 km/l. Nada mal! Isso dirigindo normalmente, sem preocupações em bater recorde de economia de combustível. Quando do lançamento, a montadora organizou um rally de economia e houve quem terminasse a prova com consumo de 23 km/l.

 

Fábio Doyle