LED, luz mais eficiente e segura

27/05/2013

LED proporciona facho de luz mais largoPresente nos aparelhos de TV, monitores de trânsito e de estádios esportivos, o LED vai, aos poucos, dominando os automóveis. A luzinha econômica e eficiente ainda não está em 100% dos automóveis, mas segue a fachos largos para isso.

Sigla em inglês de “Diodo Emissor de Luz”, o LED é um componente eletrônico que, com a passagem de corrente elétrica, emite uma luz visível e por isso oferece mais segurança aos motoristas.

Os faróis, lanternas e na iluminação interna de veículos mais novos são de LED que, além de consumir menos energia, são mais eficazes sob o ponto de vista do design. Além disso, diz o Boletim do Cesvi Brasil, os fios podem ser mais finos, reduzindo o peso do carro –exige menos combustível e prolonga a vida útil da bateria.

O LED tem outras vantagens. Ele acende mais rápido do que as lâmpadas incandescentes, e alerta com antecedência o motorista que vem atrás. De acordo com uma pesquisa realizada pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), essa antecipação do aviso luminoso de frenagem em 0,5 segundo pode reduzir a chance de colisão em até 60%.

A pesquisa ainda cita que, em condições favoráveis de iluminação, o LED proporciona uma vantagem na resposta de frenagem entre 170 e 200 milissegundos. E, em condições adversas de iluminação, a resposta chega a 300 milissegundos – considerando uma mesma distância e intensidade de luz em comparação com uma lâmpada incandescente. Isso significa que a resposta de frenagem pode proporcionar uma redução de quase 6 metros na parada total de um veículo que trafega a 100 km/h.

 

 

 

Da redação