Água na boca

07/05/2013

Os amantes da velocidade – e com muito dinheiro no bolso - que preparem seus corações. Chega ao Brasil no final deste ano, ou início de 2014, a nova geração do Porsche 911, nas versões Turbo e Turbo S. Com quase 40 anos de idade, o 911 continua sua história com novos produtos, cujos destaques são a nova tração integral, o eixo traseiro direcional, faróis em LED, motor mais potente e redução no consumo de combustível em 16%.

Porsche 911 Turbo trará aerofólios reguláveis sob comando direto do piloto.A nova edição do 911 Turbo tem uma traseira mais alta e mais larga que a 911 Carrera 4 e 4S, e apresenta uma superfície praticamente plana, da largura de uma mão, entre a coluna traseira e o limite da carroceria. As rodas de 20 polegadas têm duas tonalidades e os faróis LED são de série na versão Turbo S e opcional na Turbo.

O interior foi redesenhado, sendo que o 911 Turbo S vem revestido em couro preto e vermelho, bancos esportivos maiores com ajuste elétrico e 18 posições.

O som de série é da Bose, mas o cliente pode optar pelo sistema da Burmester, mais completo e sofisticado. Também são opcionais controle de cruzeiro com aviso de radar, o reconhecimento dos sinais de trânsito por meio de câmera e o reconhecimento dos limites de velocidade.

Aerofólios reguláveis ao gosto do piloto

Os novos Porsche 911 ficaram mais aerodinâmicos, graças ao spoiler dianteiro retrátil de três estágios, e uma asa traseira móvel também com três posições de ajuste. Isso torna possível acertar a aerodinâmica do 911 Turbo ao perfil de cada motorista.

O 91Porsche 911 Turbo fica mais veloz e mais econômico1 vem com motor traseiro 3.8 litros de seis cilindros opostos e turbocomprimidos, com injeção direta, gerando 520 cv de potência (Turbo) e 560 cv (Turbo S).

Auxilia no desempenho o novo sistema de tração integral (PTM) com controle eletrônico do acoplamento multidisco, a fim de proporcionar acelerações mais rápidas. Tanto que a montadora alemã faz questão de enfatizar as melhorias nos dados de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima do 911 Turbo S, respectivamente 3,1 segundos e 318 km/h.

Turbinas duplas para maior economia

Os dois turbos são de geometria variável num motor a gasolina, câmbio de sete marchas com dupla embreagem, que agora possibilita a função Auto Start-Stop. Trata-se de um dispositivo de desligamento do motor que é ativado mais cedo, quando o veículo segue em desaceleração gradual até parar, e também quando o motorista levanta o pé do acelerador em velocidade de cruzeiro, ficando o motor em marcha-lenta.

Segundo a Porsche, o novo sistema de gestão térmica do motor e da transmissão PDK possibilitou uma rPorsche 911 Turbo passa a ter rodas traseiras esterçantesedução de até 16% no consumo de combustível, que passa a ser de 10,3 km/l em ambas as versões.

Rodas traseiras esterçantes

Detalhe inovador dos novos Porsche é o eixo traseiro direcional, que melhora o desempenho e dirigibilidade. Dois atuadores eletro-mecânicos, um de cada lado, permitem um ângulo de esterçamento das rodas traseiras de quase 3 graus, conforme a velocidade do carro. Até velocidades de 50 km/h, quando o volante é girado, o sistema faz com que as rodas traseiras estercem para o lado contrário ao das dianteiras, o que permite ao 911 fazer curvas com maior segurança, além de dar mais conforto ao motorista na hora de fazer manobras ou estacionar. Já em velocidades superiores a 80 km/h, o sistema vira as rodas paralelamente às rodas da frente, o que equivale a aumentar a distância entre eixos e oferecer ao veículo mais estabilidade.

Preços e preços

Os novos Porsche serão oficialmente lançados na Europa em setembro deste ano, no Salão do Automóvel de Frankfurt. Na Alemanha, segundo o informativo divulgado pela Porsche, o 911 Turbo custa 162.055 Euros (R$ 424.584 ao câmbio de R$ 2,62) e o 911 Turbo S 195.256 Euros (R$ 511.570). Aqui,Interior do Porsche 911 Turbo dá vontade de entrar e ficar o representante e importador oficial da marca, a Stuttgart, não divulga preços no site da Porsche Brasil, mas na lista de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE – o Porsche 911 Turbo Coupé Zero KM registra preço médio de R$ 891.062 e o 911 Turbo S Coupé apresenta preço médio de (curiosamente) R$ 790.790, quando na prática deveria ser mais caro que o 911 Turbo. A Stuttgart informou que só irá divulgar os preços para o Brasil dos novos 911 Turbo e Turbo S, na época de chegada dos novos modelos ao País.

Da Redação