Volvo não atropela

03/05/2013

Se na “briga” diária entre automóveis e motocicletas, os motociclistas quase sempre se dão mal, imagina então se a bicicleta entrar nesta disputa. Mais leves e ainda mais desprotegidas do que as motos, as “magrelas”, ao se envolverem em acidentes com outros veículos quase sempre se transformam em vítimas de acidentes fatais.

A preocupação com a segurança de ciclistas não se limita a países menos desenvolvidos como o Brasil. Na Europa metade dos acidentes fatais com ciclistas tem como causa a colisão com automóveis, relatou a sueca Volvo na apresentação de uma de suas mais recentes soluções tecnológicas de segurança, o Detector de Pedestres e Ciclistas.

TrataCarros Volvo tem agora sistema que dectecta e impede atropelamento de pedestre e cilclista-se de um sistema inédito que passa a fazer parte dos modelos Volvo V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80 a partir deste mês (maio 2013).

O novo software detecta, automaticamente, a proximidade de ciclistas ou pedestres e faz o carro frear imediatamente e ainda desviar a frente do obstáculo. Tudo em milésimos de segundos, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos no possível incidente.

O dispositivo possui sensor que “varre” a área em frente ao carro, graças a uma unidade de radar integrada à grade e uma câmera montada na frente do espelho retrovisor interno.

Se o ciclista estiver à frente do veículo e, por distração de ambos, houver a iminência de uma colisão por trás, o detector avisa a unidade de controle central e de forma instantânea a potência de frenagem total é aplicada.

A tareNo caso de choque iminente, o sistema de freios é acionado sem a interevenção do motorista. fa do radar é, além de detectar a presença de objetos à frente do carro, determinar a distância deles, enquanto a câmera de alta resolução verifica o tipo de obstáculo e ainda identifica o padrão de movimentação do ciclista ou pedestre.

É possível que os modelos com este dispositivo possam ser importados ao Brasil. Nossa reportagem, até o fechamento desta edição não conseguiu falar com a Volvocars Brasil sobre o tema. Estamos aguardando resposta ao nosso email. Quem sabe, então, três dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro poderão ser respeitados, tais como o número 38 (nas conversões o condutor deve ceder passagem a pedestres e ciclistas), o 58 (bicicletas têm preferência sobre veículos automotores) e o 170 (ameaçar o ciclista ou pedestre com carro é infração gravíssima).

Será que os motoristas e as autoridades brasileiros sabem disso?

Luís Otávio Pires