New March chega conectado

15/05/2014

RESENDE (RJ) - Conectividade é a palavra chave do New March, o já conhecido compacto da Nissan, que a partir de 26 de maio chega à rede de concessionários do Brasil em sua nova versão nacional, produzida no complexo industrial de Resende, Rio de Janeiro.

De olho no consumidor jovem, que por nada nesse mundo fica longe do smart phone e parece precNissan New March local passou por ajustes de tropicalizaçãoisar estar conectado da mesma forma que precisa de ar respirar, a Nissan apostou nessa ficha para tornar o New March atraente a seu público alvo.

Entre os atributos agregados ao March nacional, a conectividade foi o aspecto mais ressaltado pelos executivos da Nissan na apresentação do compacto ontem e hoje (15 e 16/5).

A novidade, em resumo, é a possibilidade de poder acessar as redes sociais (Facebook e Google) e a partir daí, ao verificar onde está uma determinada pessoa pelo “check-in” marcado por ela, fazer com que o GPS do carro acione esse destino e o leve até lá. É o sistema NissanConnect. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de aplicativos de smartphones. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o NissanConnect (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o aplicativo em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.

No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com uNissan New March ganhou novo volante e conectividade.m clique na tela touch screen, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.

No Google Search é possível buscar pontos de interesse. O pacote de serviço do NissanConnect é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. O funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com pacote de dados e do cadastro no app.

Além dessa novidade conectiva, a versão nacional do Nissan New March, recebeu alterações de design na dianteira, cresceu alguns milímetros em comprimento e largura, melhorando o espaço interno, teve o sistema de suspensão recalibrado, passa a ter direção elétrica progressiva e ganha uma mais completa lista de equipamento de série, já a partir da versão de entrada.

O consumidor brasileiro está mais maduro e exigente e, mesmo no segmento de compactos, já não aceita apenas um carro básico. Ele quer design, conforto e tecnologia, disse François Dossa, presidente da Nissan do Brasil, ao apresentar o novo compacto da marca.

O segmento de compactos no Brasil está hoje dividido em três subsegmentos, explicou Tiago Castro, gerente de marketing e produto. O primeiro é o dos veículos mais básicos, voltado basicamente para frotistas e o simples o leva e traz. O segundo, que ele chamou de “mainstream” é o intermediário, com soluções de conforto e conteúdo mais trabalhadas, onde está, segundo ele, o March. O terceiro é o reservado aos compactos premium, voltados para quem já tem carrões na garagem e quer também um compacto caro e sofisticado.

O March era até então importado do México. A versão mexicana, mais simples e barata que a nacioDimensões do New March foram sutilmente ampliadas.nal, segundo a Nissan, continuará sendo importada e irá complementar a linha do compacto no mercado nacional. O Nissan New March, com motorização de quatro cilindros 1.0 16V e 1.6 16 V flexfuel, chega com preços entre R$ 32.990,00 e R$ 42.990,00.

Essa nova geração do March foi apresentada no Salão de Frankfurt de 2013. Projetado no Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, e utilizando a plataforma ‘V’, o compacto da Nissan é vendido em mais de 100 países, tendo mais de 6,7 milhões de unidades comercializadas em sua história.

Ao volante de um New March com motor 1.6 em percurso de pouco mais de 100 quilômetros na via Dutra próximo a Resende (RJ) foi possível verificar que o New March tem atributos que agradam. É um carro leve (pesa entre 956 kg e 982 kg) e rápido, com ótimo torque e respostas precisas. Seus bancos e espaço interno transmitem conforto, o volante multifunção tem boa empunhadura e os controles são fáceis de serem encontrados e manuseados. Sentimos que o nível de ruído do motor no habitáculo vai um pouco além do ideal, apesar da melhoria na questão acústica que a Nissan informa ter adotado no New March. O carro recebeu um tratamento acústico reforçado, segundo Castro. Houve aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para 1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel. Com isso, segundo ele, houve redução de 1.3 dB no nível de ruído no habitáculo, em comparação ao seu antecessor. No teto há dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues. Eles têm a função de conferir maior robustez à carroceria e ganho acústico, pois a solução permitiu a redução do nível de ruídos do impacto do vento. O modelo atingiu 0,33 cx de coeficiente de arrasto, medida mais eficiente do que a média do segmento dos carros compactos, informa a Nissan.

O câmbio manual de cinco marchas é também preciso e adequado para um compacto como o March. A opção de transmissão automática para o March ainda não existe, mas está no pensamento (de longo prazo) da Nissan, segundo Dossa. A marca japonesa não tem nem parece planejar ter a alternativa do câmbio automatizado, deixou a entender o presidente da marca no Brasil.

Nas curvas de alta da Via Dutra sentimos que a questão de estabilidade do March ainda precOferta de motor 1.0 e 1.6, ambos com quatro cilindros.isa ser mais trabalhada. O carro que dirigimos exigiu um maior controle e cuidado em curvas de velocidade mais elevada. Essa impressão foi compartilhada por outros jornalistas que também testavam o New March.

O novo carro é o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga.

Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3. O Nissan New March também traz o ar-condicionado digital automático.

Falta Isofix

Na questão da segurança o New March é quase completo, traz airbags, ABS e EBD, cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e sistema limitador de carga. Sentimos falta apenas do sistema do sistema Isofix no banco traseiro, que garante maior segurança no travamento das cadeirinhas de transporte de bebês e crianças. Nas clínicas com clientes realizadas pela Nissan, Dossa disse que a questão da segurança ainda não está entre as prioridades do consumidor brasileiro. Ressaltou que o consumidor brasileiro para o segmento de compactos ainda coloca a questão de design e conforto como prioridades na hora de escolher o carro.

Motores

A Nissan ressalta que o New March é o único compacto do país a ter tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 reconhecidos com a nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. Pelo Inmetro, o Nissan New March é o compacto mais econômico do mercado brasileiro. Não existe planos de equipar o New March com motor de três cilindros. Segundo Castro, o motor 1.0 de quatro cilindros que equipa o compacto da Nissan é mais econômico em trânsito rodoviário do que o motor de três cilindros da Volkswagen. No Japão e Europa Nissan já tem e utiliza motor de três cilindros.

O motor HR 1.6 16V é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o Nissan New MarcCompacto Nissan New March tem bom porta-malas.h sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol).

O 1.0 16V (998 cm³) bicombustível é o motor mais econômico do Brasil. No New March, esse motor entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,48 segundos com gasolina e em 13,79 segundos com etanol.

Ajustes Brasil

Nos ajustes do New March para uso no Brasil o carro ganhou de série na versão 1.6 SL rodas de liga leve aro 16.

Como o novo tamanho das rodas e os pneus com perfil mais baixo (185/55 R16) poderiam comprometer o conforto e a dirigibilidade, a engenharia da Nissan do Brasil adotou novos amortecedores com curso maior (8 mm no da frente e 9 mm na traseira). Dessa forma, as rodas aro 16 oferecem, segundo o fabricante, a mesma durabilidade e conforto das rodas com aros 14 e 15, disponíveis nas outras versões.

A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha.

Primeira entre japonesas

A chegada do New March nacional, inaugurando o complexo industrial de Resende, no Rio de Janeiro, é o primeiro passo para a Nissan atingir seu objetivo de conquistar 5% do mercado nacional até 2016. O próximo a ser nacionalizado é o Nissan Versa, que chega no segundo semestre deste ano. A meta da Nissan, anunciada por François Dossa ontem, é ser a primeira entre as marcas japonesas no Brasil.

Versões e preços

O New March chega em seis versões – a três para cada motor. A seguir os preços sugeridos de cada versão:

1.0 Conforto: R$ 32.990,00

1.0 S: R$ 34.490,00

1.0 SV: R$ 36.990,00

1.6 S: R$ 37.490,00

1.6 SV: R$ 39.990,00

1.6 SL: R$ 42.990,00

(*) Viajou a convite da Nissan do Brasil

 

Fábio Doyle (*)